sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Biografia



Eugénia Carreira nasceu no dia 10 do mês Julho do ano de 1965. O seu berço foi na pequena aldeia de Torres, do Concelho de Anadia, que pertence ao Distrito de Aveiro.

Com poucos meses de vida, viaja com os seus pais para a cidade de Joanesburgo (África do Sul), onde passa a sua infância e inicia o ensino escolar. Na Sir Edmund Hillary Scholl é aí que descobre o seu gosto pelo desenho e pintura, escultura e artesanato. Na escola participa em todos os eventos relacionados com estes temas (acima referidos), ganha vários prémios! O seu talento era muito valorizado e observado, desde o início da aprendizagem.

Foi crescendo, e estes prazeres foram ficando um pouco para trás. Quando a filha, também começou a demonstrar o gosto pelas mesmas artes, ela começou a ter saudades de fazer aquilo de que sempre gostou. E aí foi uma nova fase da sua vida.
Começando por pintar telas e a testar novas técnicas, Eugénia, mete todo o seu sentimento, desde amor, fúria, raiva, simpatia e paixão, nas suas obras. Ela gostava e gosta de retractar paisagens e momentos (imagens) do quotidiano. A artista é perfeccionista e gosta de bons desafios, busca detalhes para deixar a obra o mais realista possível!
Filha de uma família de origens modestas, com apenas uma irmã, deixou de estudar para ajudar os seus pais. Contudo, o seu talento para o desenho e artes plásticas observado desde a sua infância, continua. Vai fazendo algumas pinturas que oferece a amigos e familiares em alturas importantes.
Nas suas telas utiliza a técnica artística da perspectiva, usa as cores próximas da realidade, as imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, as figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico, paisagens naturais…
É nos livros que procura aperfeiçoar as suas técnicas, e aprendendo com o que lê sobre grandes pintores que admira, como Leonardo da Vinci, Paul Cézanne, Monet, Picasso, Salvador Dali, Rembrandt, William Turner. Dos pintores portugueses destaca: António Silva Porto, José Malhoa, José Júlio de Sousa Pinto, Columbano Bordalo Pinheiro, Almada Negreiros, Carlos Botelho, João Hogan, Eduardo Luiz, Manuel Amado.
Frases de alguns pintores que subscreve:
“A sabedoria é filha da experiencia” (Leonardo da Vinci);
“A simplicidade é a máxima sofisticação” (Leonardo da Vinci);
“Paul Cézanne é o pai de todos nós” (Picasso);
“A inspiração existe, porém temos que encontra-la trabalhando” (Picasso).

Exposições pessoais e colectivas realizadas:
Universidade de Aveiro, CUFC – Dezembro 2011 - pessoal;
Conservatório Calouste Gulbenkian – Dezembro 2011 – colectiva;
Paços do Concelho de Aveiro – Junho 2012 – colectiva;
Forum de Aveiro – Papelaria Bertrand  - Agosto 2012 – pessoal;
Em 10 Julho 2012, foi aceite como artista do AveiroArte – “A Comissão Artística do AveiroArte -- Circulo Experimental dos artistas plásticos de Aveiro, reuniu tendo analisado os seus trabalhos artísticos e considerou que os mesmos revelam qualidade artística para o autor, artista pertencer ao AveiroArte.”;
Aveiro Arte - Novembro 2012 - colectiva.

MC



Sem comentários:

Enviar um comentário